Quando se trata de vender imóveis na Barra da Tijuca, a estratégia certa de preço da casa pode fazer total diferença no sucesso dos seu negócios.
Se você coloca um preço muito alto, corre o risco de permanecer no mercado por muito tempo e sua casa ficar obsoleta, se for muito baixo, você corre o risco de deixar dinheiro em cima da mesa.
Este post explica como determinar o valor da casa, bem como as diferentes estratégias de preços para colocar sua casa no mercado.
Analisamos os prós e os contras de cada estratégia, para que você possa determinar o melhor preço de listagem para suas metas.
Como precificar seu imóvel
Abaixo estão os principais fatores que afetam os valores da casa:
- Localização da sua casa
- Condição da propriedade (manutenção)
- Estilo e design (estrutural e aparência)
- Exposição (marketing / seu corretor de imóveis)
- Por quanto casas comparáveis foram vendidas nos últimos 30-60 dias
- Para que casas comparáveis estão listadas atualmente
- Quais casas não foram vendidas em sua área
- As condições atuais do mercado
- Posicionamento no mercado (sua estratégia de listagem)
Ao definir o preço da sua casa, é necessário levar em consideração todos esses fatores.
Seu corretor de imóveis deve fornecer uma análise competitiva de mercado na qual eles visitam sua casa, mostram todas as propriedades comparáveis e estimam o que o mercado está indicando como o verdadeiro valor da sua casa. A partir daí, eles o aconselharão sobre uma melhor estratégia de preços com base em suas metas imobiliárias.
Determinar o valor e uma estratégia de preços adequada (além de garantir que sua casa seja exposta ao maior número possível de compradores em potencial) não é uma tarefa fácil. É importante que você contrate um corretor de imóveis com experiência, conhecimento e compreensão do mercado, psicologia do comprador e negociação, a fim de obter o maior lucro possível com a venda da sua casa.
Seu corretor de imóveis também deve fornecer sua estratégia de marketing e como eles pretendem vender sua casa, destacando seus melhores recursos online e offline. A maneira como sua casa é comercializada e as estratégias de acompanhamento que seu corretor de imóveis leva para os compradores, terão uma grande influência no número de ofertas que você recebe.
Estratégias de preços para casa: 3 opções diferentes para escolher
Agora que você entende o básico do valor de mercado e como determinar o valor da casa, vamos analisar três estratégias comuns de preços no setor imobiliário:
Estratégia de preços nº 1: preço abaixo do valor de mercado
Com essa estratégia, você gera muito interesse em sua casa, na esperança de que vários compradores desejem fazer uma oferta em sua casa. Quanto mais ofertas você gerar, mais pressão haverá sobre os compradores para aumentar o preço de sua oferta. Geralmente, isso resulta em uma venda rápida, dentro de 5-9 dias ou menos.
Se você estiver em um mercado em mudança (desaceleração) ou em um mercado neutro, essa estratégia resultará na venda mais rápida.
Preços abaixo do valor de mercado em um mercado em constante mudança podem ser recomendados, apenas porque em um mercado que está se ajustando para baixo “se você não estiver à frente da curva, estará sempre perseguindo-a”. Quanto mais rápido você se ajusta ao mercado em mudança , maior a probabilidade de você gerar uma oferta e não precisar lidar com a sua casa obsoleta no mercado.
Concluímos que essa estratégia funciona bem em bairros / estilos de casas com alta demanda e baixa oferta, e que são substancialmente renovados esteticamente. Bairros quentes, casas com personalidade e casas em grandes bairros escolares também se saíram bem com essa estratégia de preços.
MAS … Aviso: essa estratégia nem sempre funciona e pode sair pela culatra muito rapidamente. Embora essa estratégia seja a melhor para conseguir uma venda rápida, você pode estar deixando o dinheiro na mesa quando se trata do preço de venda. A maioria dos compradores simplesmente não entende a diferença entre o preço de listagem e o valor de mercado.
Como vendedor que usa essa estratégia em um mercado quente, você precisa aceitar que é possível que ninguém apareça na noite da oferta ou que as ofertas que você recebe não sejam tão altas quanto o esperado. Portanto, se você seguir essa estratégia, tudo o que posso dizer é: não exagere no preço. É extremamente arriscado para o vendedor, pois é incomum que um comprador ofereça centenas de milhares de reais acima do preço de venda, independentemente do número de ofertas que você recebeu.
Estratégia de preços nº 2: preço a valor de mercado
Uma opção segura para qualquer mercado é precificar pelo valor de mercado – é uma estratégia que normalmente resulta em um bom preço e em uma casa vendida em um período de tempo razoável.
O preço pelo valor de mercado significa que, na pior das hipóteses, você recebe 0 ofertas em sua casa no ‘dia da oferta’, então, à medida que avança, você ainda pode negociar pelo preço da listagem ou próximo a ele.
Estratégia de preços nº 3: preço acima do valor de mercado
Vemos casas com preços acima do valor de mercado o tempo todo. A razão disso varia, mas, seja um vendedor excessivamente ambicioso ou um corretor de imóveis sem instrução, essa é a estratégia que mais prejudicará os proprietários no longo prazo.
Há várias coisas que você deve ter em mente antes de decidir seguir esta estratégia:
A maioria dos compradores não gosta de negociar:
Se eles acham que o aumento é muito grande entre o preço da lista e o preço limite, eles nem se dão ao trabalho de agendar uma visita. A maioria das pessoas não é negociadora natural, e o alto preço vai alienar vários compradores.
Você está limitando a exposição da sua casa:
Se você está com preços altos para deixar espaço para negociação, corre o risco de uma casa nem aparecer no radar do comprador. Lembre-se de que a exposição da sua casa está diretamente relacionada ao preço que você coloca – por isso, verifique se a sua casa está exposta corretamente.
Os compradores geralmente só estão interessados em um imóvel nas primeiras duas semanas:
Após o período de listagem de 14 a 21 dias em uma casa, a propriedade tende a ficar obsoleta e os compradores a ignoram. Novas listagens são exibidas, as suas são ignoradas e, geralmente, existe um estigma de que algo está errado com uma casa que não foi vendida rapidamente. Existem muitas evidências que comprovam que as propriedades que ficam no mercado porque têm preços muito altos geralmente acabam recebendo um preço mais baixo do que teriam, se tivessem precificado pelo valor de mercado no início.
Espere uma redução de preço e / ou ofertas baixas:
Se você superestimou o preço de uma casa e ela está no mercado há mais do que a média de dias no mercado de casas semelhantes em sua área, você removeu quase completamente suas chances de receber várias ofertas. Muitos compradores pensam que, se fizerem uma oferta, poderão negociar por um preço mais baixo. Se você não receber nenhuma oferta após um mês inteiro, deverá reposicionar sua casa no mercado.
Pode ser muito trabalhoso ter sua casa no mercado por tanto tempo:
Se você mora em uma casa e a vende, pode ser muito trabalhoso mantê-la sempre limpa e pronta para ser exibida a qualquer momento.
