Existem várias razões pelas quais você pode considerar alugar seu imóvel; talvez o mercado esteja lento ou você esteja se afastando por um tempo, mas planeje voltar. Muitas vezes, alugar é financeiramente uma opção melhor do que vender imediatamente, especialmente se você planeja transformar o patrimônio em um montante fixo um dia.
Embora a maioria dos locatários não seja tão exigente quanto os locadores, ainda há várias coisas que você precisa fazer para preparar seu imóvel para alugar. Esses detalhes são especialmente importantes se você quiser ser competitivo com outros imóveis para alugar na área e aumentar sua renda mensal!
6 dicas para preparar seu imóvel para alugar
1. Preste atenção para reduzir exageros
A apresentação balanceada é fundamental, você não deseja exagerar com jardins e outros itens que precisam ser mantidos. Você precisa encontrar um equilíbrio interessante entre boa aparência e baixa manutenção – se as pessoas visitarem seu imóvel e sentirem que isso exige uma quantidade excessiva de manutenção, elas poderão passar para o próximo imóvel.
2. Atualize recursos do imóvel
Embora seja verdade que os locatários não são tão exigentes quanto os locadores, ainda é necessário atualizar seus aparelhos e outros recursos da casa quando possível. Você não precisa fazer tudo de uma vez, mas uma casa com atualizações ou até recursos inteligentes provavelmente atrairá melhores perspectivas e potencialmente economizará dinheiro.
Também é um investimento inteligente, porque você pode cobrar mais pelo aluguel, apesar do tamanho da casa ou do local. Se você está alugando uma casa de férias, recursos como uma banheira de hidromassagem são realmente esperados dos locatários e as pessoas geralmente pagam mais por eles.
No final do dia, seus investimentos serão pagos após alguns anos.
3. Elimine as pragas
Ao preparar sua casa para locatários, peça a um profissional que faça pulverizações de pragas. É melhor tomar as medidas necessárias rotineiramente para evitar infestações no caminho. Isso também evita os custos de ter que hospedar inquilinos em um hotel se um problema não for detectado ou não for resolvido.

4. Inspecione as unidades de aquecimento e ar condicionado
Faça questão de fazer inspeções de rotina no aquecimento e no ar-condicionado. Peça a um profissional que faça uma inspeção de rotina, verificando a eficiência, a longevidade e a confiabilidade – os locatários não ficarão felizes se a sua conta de energia estiver muito alta ou se ficarem sem aquecimento ou ar condicionado quando mais precisarem.
5. Procure por correções pequenas, mas importantes
É fácil perder algumas das áreas mais importantes que precisam ser consertadas em sua casa porque você não é especialista em consertos e pode estar vivendo com muitas dessas peculiaridades há muito tempo – para você, é exatamente assim. Para novos locatários, é um problema. Aqui estão algumas coisas para procurar:
Problemas na porta da garagem: se você tiver uma garagem, os locatários desejarão usá-la. Portanto, verifique se as portas estão funcionando corretamente com uma inspeção básica.
Problemas de iluminação: existem alguns interruptores de luz que funcionam e outros que não? Embora você tenha aprendido quais funcionam e quais não ao longo dos anos, os inquilinos o consideram irritante. Traga um eletricista para inspecionar e consertar qualquer circuito defeituoso.
Piso: se o seu azulejo da cozinha estiver com defeito há anos, agora é a hora de consertá-lo – mesmo que ele apareça apenas se você pisar da maneira certa ou bater um canto com o dedo. Se você não o corrigir agora, os inquilinos o solicitarão para corrigi-lo mais tarde.
6. Organize a casa
Antes que alguém olhe seu imóvel, passe uma tarde organizando tudo. Se você está alugando sem mobília, isso não deve ser um problema – você retirará tudo de qualquer maneira. Mas se não, isso é importante. Enquanto você deseja que seus inquilinos desfrutem da sua casa da mesma maneira que faria, tudo o que você deixar para trás estará sujeito a desgaste ou mesmo a uma possível destruição.
Isto é especialmente verdade para aluguéis de férias, onde você pode compartilhar a casa dentro e fora durante todo o ano. Realize uma inspeção antes e depois para contabilizar todos os seus pertences e todos os itens ausentes.
Alugar seu imóvel é uma ótima maneira de ganhar dinheiro extra ou manter um imóvel quando você precisar morar em outro lugar por um período de tempo. Use essas dicas para garantir que esteja pronto para seus primeiros inquilinos – faça o trabalho braçal agora e todos ficarão felizes mais tarde.
