Há vários fatores que afetam o valor do imóvel e é importante saber isso antes de comprar ou vender para ajudar a determinar o valor de mercado.

Leia os 5 fatores mais essenciais que afetam o valor do seu imóvel!

Localização, localização, localização!

A localização é um dos fatores mais importantes que afetam o valor do imóvel e podem diferir substancialmente com base nas cidades, subáreas ou até nas ruas em que estão!

A sua localização é perto de um centro da cidade? É perto de uma estação de trem ou ônibus? É perto de lojas, escolas e restaurantes? Como alternativa, se estiver em uma rua movimentada, em uma área com má reputação de desemprego ou crime ou longe do centro da cidade, a casa provavelmente terá um valor mais baixo.

A localização é uma das coisas que você simplesmente não pode mudar quando se trata de sua casa. Se uma casa semelhante estiver em uma localização melhor, você precisará se posicionar no mercado para vender em tempo hábil.

Condição do imóvel

Se uma casa for bem mantida, ela será vendida por mais que uma casa que não foi mantida ao longo dos anos. Quanto mais uma casa se sente cuidada e mantida, mais valiosa será aos olhos do comprador.

Além disso, se sua casa tiver histórico de ventos, incêndios, danos causados pela água, problemas de fundações, infestações ou questões desse tipo, isso poderá afetar negativamente o valor do imóvel. Mesmo que tenha sido corrigido e não haja mais problemas, os compradores acharão que esse problema pode ocorrer novamente e que eles serão levados em consideração durante as negociações.

Estilo e design

Isso pode ser separado em duas categorias:

Estrutural
Estético

O estilo e o design estão sob o controle do proprietário, pois eles podem optar por atualizar a arquitetura e / ou a estética. Como alternativa, eles podem optar por se ajustar adequadamente e se posicionar estrategicamente sem realizar essas reformas.

Estrutural:

O layout, tamanho e idade do imóvel afetarão o valor de uma casa. Por exemplo, muitas pessoas acham as casas com “conceito aberto” atraentes e valorizam mais uma casa que foi transformada em conceito aberto do que aquela que é mais fechada.

Aos olhos da maioria das pessoas, quanto maior, melhor – então uma casa com 2 quartos provavelmente valerá mais do que uma casa com 1 quarto na mesma área. Se a sua casa for mais nova e com garantia (2-5-10 garantia), isso também agregará valor. Recursos como banheiros extras, mais estacionamento também afetarão o valor do imóvel aos olhos do comprador.

Fatores adicionais, como recursos de aluguel, impactarão o valor de um imóvel. Se houver duas casas idênticas, exceto a que possui um conjunto legal, a casa com potencial de aluguel será vendida por mais. Se um imóvel tiver um bom potencial de investimento, isso afetará seu valor para melhor. Os fatores que abrem o pool de compradores para os investidores normalmente têm um valor mais alto.

Estético:

Os fatores estéticos não exigem a alteração da estrutura, mas envolvem reformas, como modernização do piso, bancadas da cozinha, vaidades, tintas e outros.

Os compradores gostam de imóveis prontos para mudar – quanto menos precisam fazer em termos de reforma, mais fácil para eles! Os principais lugares que os compradores geralmente gostam de ver reformados são as cozinhas e os banheiros.

No entanto, lembre-se de que, se suas atualizações estéticas não estiverem alinhadas com o design moderno, realizar as reformas será caro e improdutivo. Um exemplo disso seria substituir todo o seu carpete antigo por um novo tapete felpudo, em vez de pisos de madeira.

Lembre-se de que, independentemente das reformas que você fizer, se o comprador achar que precisa refazer suas atualizações, não havia muito sentido em concluí-las. No entanto, no geral, a maioria dos compradores pagará mais por um imóvel que foi reformado do que por um que esteja em condições originais.

Exposição e a imobiliária que você escolhe

A quantidade de exposição que sua casa recebe se correlacionará diretamente com a quantidade de ofertas que serão trazidas a você. Seu corretor de imóveis está lá para implementar sistemas de marketing que atinjam o maior número possível de compradores possíveis, o que acabará resultando no comprador certo para escrever uma oferta para sua casa.

Um corretor de imóveis que exponha sua casa a todo o seu potencial, em comparação com alguém que apenas a coloca nos portais e espera que ela se venda, fará uma enorme diferença quando se trata do que sua propriedade vende.

A quantidade de exposição que você recebe também vincula à sua estratégia de preços, que normalmente é recomendada pelo seu corretor de imóveis. O preço é uma arte e é importante que o seu corretor de imóveis seja experiente quando se trata de entender a psicologia e os preços do comprador.

O corretor de imóveis correto do seu lado – alguém que conhece o bairro em que está, tem experiência em vender o estilo de sua casa e possui um plano de marketing agressivo – poderá, finalmente, trazer mais exposição à sua casa e converter esses leads em para uma venda para você.

Posicionamento de mercado

Como você escolhe o preço da sua casa em comparação com outras casas no mercado contribuirá para quanta exposição sua casa recebe. Quanto maior a exposição, maior a probabilidade de você receber uma oferta.

Seu corretor de imóveis deve fornecer propriedades comparáveis ​​em sua vizinhança e arredores. Isso incluirá vendas recentes (as histórias de sucesso), propriedades ativas (suas propriedades concorrentes) e casas vencidas (as que não puderam vender).

Esta análise de posicionamento de mercado do seu corretor de imóveis também precisará incluir o estado atual do mercado. Como a oferta e a demanda atuais afetam o valor da sua casa? As regras das hipotecas se tornaram mais rígidas, limitando assim os compradores dispostos a comprar? A taxa de juros subiu? Você está em um mercado em ascensão, neutro ou em queda? Tudo isso contribuirá para o seu posicionamento no mercado e afetará o valor da sua casa.

Os primeiros 21 dias de uma listagem são essenciais e as estatísticas mostram que os interesses diminuem após as primeiras 3 semanas. Escolher um preço de listagem adequado, desde o início, alinhado com o restante do mercado, lhe dará a melhor chance de receber o melhor preço e impactará positivamente o valor da sua casa.

anunciar imóvel grátis