Em um mercado de aluguel em que os inquilinos têm vantagem e muitas possibilidades de escolha, o ônus recai sobre o proprietário para garantir que seu imóvel se destaque para possíveis locatários. E mesmo em condições de mercado mais movimentadas, ele paga dividendos para tornar seu imóvel um verdadeiro concorrente para locatários de alta qualidade.
Para a maioria dos imóveis, são necessárias apenas algumas pequenas melhorias para obter muito mais interesse. Aqui estão seis maneiras de destacar seu imóvel:
1) Manter a casa limpa
Não deixe seu imóvel fotografado e aberto a inquilinos até que ele esteja limpo e pronto para os olhos críticos de seus próximos ocupantes. Os inquilinos de qualidade são atraídos para imóveis que parecem bem-cuidados, pois isso permite que eles saibam que você está preparado para realizar manutenção e reparos. Isso também significa que você definiu o padrão esperado para a saída do inquilino. Considere um limpador, incluindo um limpador a vapor para carpetes, para deixar a casa em perfeitas condições antes de alugá-la.
A teoria Janelas Quebradas, introduzida na década de 1980, afirma que, se um edifício tiver algumas janelas quebradas que não são reparadas, os vândalos tendem a quebrar mais janelas. Eles podem até invadir o prédio. Efetivamente, algo pequeno que é deixado de lado deixa uma impressão para os outros. Se você mantiver a propriedade limpa, os inquilinos respeitarão a propriedade. Se você fornecer uma casa suja, poderá ver inquilinos interessados que não estarão interessados em manter uma casa limpa.
Opção de orçamento: alguma graxa de cotovelo, uma lavadora de alta pressão e um limpador a vapor contratado podem fazer o trabalho.
2) Fotografias profissionais
Depois que a casa estiver limpa e atualizada, é hora de mostrar como ficou. Algumas propriedades de aluguel dependem de imagens de baixa qualidade que a maioria nem sonharia em usar na hora de vender. Isso pode fazer com que os inquilinos de qualidade olhem para o outro lado, fazendo uma casa parecer mais escura, menor e menos atraente do que na vida real.
As fotos das suas listagens de aluguel precisam trabalhar para o imóvel, não contra ele. Tire fotografias adequadas para mostrar sua propriedade da melhor maneira possível. Isso pode incluir a organização do imóvel, dependendo de quão sofisticado ele é, e geralmente envolve a obtenção de um fotógrafo profissional para tirar as fotos.
Opção de orçamento: se você comprou o imóvel recentemente, também pode optar por usar as fotografias usadas durante a campanha de venda, se elas representam a propriedade com precisão.
3) Precificar bem
O preço de um imóvel nem sempre significa que ele terá “preços baixos”. O preço muito baixo pode garantir que sua rede seja grande o suficiente para atrair uma grande variedade de candidatos, mas também pode resultar na captura de inquilinos que realmente não podem pagar pela área – ou no aumento futuro do aluguel.
Em vez disso, preço para o mercado – nem mais nem menos. Você deseja definir o aluguel de maneira justa, para não adiar inquilinos que tenham conhecimento do que devem pagar em sua região. Converse com seu gerente de propriedade sobre o aluguel de casas semelhantes e os futuros movimentos do mercado.
Opcional: considere oferecer aluguel com “desconto” para o primeiro mês de locação, principalmente se você estiver em uma época difícil do ano para conseguir um inquilino, como o final de janeiro.
4) Descrições precisas e claras
Seja transparente com seus inquilinos na descrição que você coloca nos anúncios. Inclua detalhes específicos sobre quantos quartos existem, os recursos da casa e o custo do aluguel.
Se você aceita animais de estimação ou deseja considerá-los, inclua-o na lista. Caso contrário, mencione isso para evitar consultas desnecessárias. Essas informações adicionais permitirão que os inquilinos escolham rapidamente ou evitem solicitar o aluguel, permitindo que você solicite as pessoas mais interessadas.
Se houver um serviço de jardinagem ou limpeza regular da piscina, anote. Muitas vezes, pontos críticos atraentes são deixados de fora dos anúncios em detrimento do proprietário. Isso pode incluir a observação de que o estabelecimento foi reformado recentemente, tem aparelhos de luxo ou está perto de ser novo. Se não for imediatamente óbvio, aponte-o.
5) Renovar
Se você pretende fazer pequenas reformas, como mudar os produtos de linha branca, faça-o antes que um novo inquilino olhe para a casa. Isso pode tornar sua propriedade muito mais desejável e levá-lo à lista de desejos antes da casa de seus vizinhos.
Enquanto os inquilinos geralmente optam por um imóvel novo primeiro, casas bem reformadas e bem cuidadas ficam em segundo lugar. Veja bem quais outras casas estão disponíveis para aluguel para garantir que você não fique para trás.
Opção de orçamento: melhorias podem fazer maravilhas. Isso pode incluir pintar as paredes, colocar novas luzes ou atualizar os armários da cozinha para algo mais moderno.
6) Destaque qualidades de estilo de vida
Os melhores inquilinos vão querer ficar na propriedade por algum tempo e, portanto, terão interesse em saber sobre a área e a comodidade local. Vale a pena incluir fotografias de vistas, se você tiver uma visão impressionante e alguns detalhes sobre a distância da propriedade das lojas ou transporte público para impressionar um novo inquilino.
Isso é particularmente crítico se a casa parecer mais longe do que a vizinhança – incentive os locatários mostrando a eles como é fácil viver na área. Você pode considerar algumas informações em sua descrição sobre distâncias a pé de recursos próximos.
