Alugar para estudantes pode, muitas vezes, aparecer uma pergunta: devo ou não? Muitos condomínios e casas que estão para alugar deixam placas dizendo “aluga (menos para estudante)”. Mas de onde vem isso? E por quê?
Existem muitos pontos a serem considerados. Mas isto é permitido? E por que alguém optaria por não alugar para um estudante? Aqui vamos levantar alguns pontos importantes e dar dicas do que você pode fazer.
Alugar para estudantes
Por que uns não alugam?
Em algumas cidades como São Paulo e Rio de Janeiro que tem faculdades, todos os anos trazem centenas de estudantes que se mudam para começar a vida universitária. Um passo importante é alugar um apartamento ou casa. Mas, ao encontrar um ponto interessante e ligar para o proprietário pedindo mais informações, é comum ouvir “não alugo para estudante”. Isso acontece muito por um conceito existente de que estudante faz barulho em excesso e causa danos à propriedade.
Negar a estudante é legal?
A lei diz que uma imobiliária não pode selecionar por distinção para quem vai fazer alocação. O condomínio também não pode estabelecer quem pode ou não ser morador. Somente o proprietário pode selecionar quem irá alugar sua propriedade.
Devo alugar para estudante ou não?
Se sua propriedade fica próximo à universidade, sim. A grande maioria que irá procurar pelo seu imóvel é estudante (geralmente quem não tem ligação à instituição procura não morar próximo) então é uma ótima oportunidade para lucrar.
Como evitar problemas?
O importante não é vetar estudante, e sim criar regras para uma boa convivência. Começando com o estabelecimento de limite da quantidade de moradores, assim é possível evitar que crie uma república estudantil. Outro ponto é deixar claro o limite de barulho para que evite o incômodo dos vizinhos.
Locação para estudantes pode ser um bom negócio, e simplesmente “proibir” na hora de alugar para esta classe não é o caminho mais apropriado. O interessante é criar um contrato com regras que estabeleça uma boa convivência entre os vizinhos.