Uma das grandes preocupações de quem quer comprar ou vender um imóvel é saber como evitar golpes imobiliários. Essa negociação tem um alto custo e ter problemas nessa hora pode inviabilizar o sonho da casa própria.

Existem diversos golpes, como a venda do mesmo imóvel para mais de uma pessoa, utilizar uma imobiliária falsa, apresentar documentação equivocada ou mesmo esconder algum problema do bem que faça a moradia ficar inviável.

Para ajudar nessa hora, neste texto mostramos algumas dicas para não cair nesses golpes e ter uma transação segura. Confira a seguir!

 

Verifique o CRECI da imobiliária

O primeiro passo sobre como evitar golpes imobiliários é verificar o CRECI dos corretores e da imobiliária. Isso é uma atitude fundamental para que você não tenha problemas com a transação.

CRECI é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis e ele tem a finalidade de fiscalizar todo o trabalho dos corretores e das imobiliárias inscritas. Conforme a lei, todos os corretores devem estar cadastrados para poderem exercer essa profissão, então os que não o fazem estão irregulares.

Como O CRECI fiscaliza essas atividades, ele contribui para a segurança das transações, evitando que imobiliárias e corretores mal intencionados comercializem imóveis de forma ilegal ou para prejudicar o consumidor. O Conselho regional também serve como um canal de denúncias sobre esses serviços.

Dessa forma, quando a imobiliária e o corretor estão inscritos no CRECI, você poderá ter certeza de que eles estão atuando dentro da lei e sofrendo fiscalização constante, o que já traz mais segurança para o negócio. Porém, além disso, é preciso tomar outras precauções para evitar golpes.

Desconfie de valores muito baixos

O mercado imobiliário tem grandes transações todos os dias e, por isso mesmo, há um preço médio de imóveis de determinada região e que atendam a características específicas. Em alguns sites de buscas imobiliárias por exemplo, é possível verificar o preço médio dos imóveis por região.

Claro que o preço de um imóvel varia conforme as suas características principais: localização, tamanho, quantidade de cômodos, espaço do terreno, tipo de acabamento, idade e outros detalhes que determinam quanto deve ser cobrado.

Porém, muitas características são fáceis de identificar, principalmente para um leigo. A qualidade da estrutura e dos materiais utilizados na construção, parte elétrica e hidráulica, estado dos itens de acabamento são pontos importantes que definem o valor.

Assim, quando o valor do imóvel está muito baixo em relação à média de mercado, é melhor desconfiar: ele pode estar escondendo algum problema que trará vários custos e incômodos no futuro.

Claro que há outros fatores para isso, como a pressa do proprietário em negociar o imóvel. É fundamental, porém, que você faça uma vistoria com profissionais quando verificar que o valor não está condizente com o que é cobrado por imóveis parecidos na região.

Visite o imóvel

Você pode não ter essa prática, mas não é incomum que pessoas comprem imóveis sem fazer uma visita presencial. Isso pode ser um erro grave e fará você cair mais facilmente em golpes imobiliários.

Claro que com uma imobiliária de confiança você poderá ter mais segurança ao negociar um imóvel sem visitá-lo. Mas, ainda assim poderá se arrepender da compra, pois o bem pode não ser o que você imaginava.

Portanto, reserve um tempo para fazer uma visita com calma no imóvel, olhe todos os detalhes e nunca deixe de tirar todas suas dúvidas com o corretor. Só assim você poderá realizar uma boa escolha.

Como falamos, nessa hora uma boa prática é contar com um profissional para vistoriar todo o imóvel para garantir que não há nenhum defeito que você não perceberia. Alguns deles podem ser rachaduras, infiltrações, avarias no sistema elétrico e hidráulico entre outros problemas.

Não pague para reservar o imóvel

Existem corretores mal intencionados que fazem uma cobrança ou adiantamento para reservar o imóvel, dizendo que tem vários interessados e que o bem pode ser vendido a qualquer momento.

Apesar de ser uma prática comum, ela é muito prejudicial para o comprador. Ainda que o corretor esteja realmente reservando o imóvel, não vale a pena desembolsar um valor para garantir a compra, pois existem diversas opções no mercado.

Além disso, não há como saber que o imóvel realmente está tão visado, pois, o corretor não informará quem são os demais interessados. Dessa forma, ele pode apenas querer lucrar com essa informação.

Uma imobiliária séria informará que o imóvel possui diversos interessados e que já há outras negociações em andamento. E fará isso apenas para alertar o comprador de que não pode perder tempo se quer realmente comprar aquele bem, porém, nunca fará a cobrança para reservar a venda.

Atente-se ao contrato

Essa dica de como evitar golpes imobiliários serve para fases mais avançadas de negociação. Aqui você já tem acesso ao contrato de compra e venda ou, mesmo, uma prévia desse documento para análise.

Nesse momento a atitude ideal é ler todo o contrato com bastante calma. Esse documento serve de lei entre as partes envolvidas e todos devem cumpri-lo para que o negócio não seja rescindido e você acabe perdendo muito dinheiro.

Nele estará especificada a forma de pagamento, valores, prazos de quitação, datas importantes, multas e punições para quem atrasar ou descumprir alguma cláusula. Além disso, deve contemplar o que é de responsabilidade de cada um e um detalhamento completo do imóvel.

Se você quer ficar ainda mais seguro com esse documento, é possível pedir a ajuda de um profissional da área, como um advogado especialista no assunto. Ele analisará o contrato e informará se há alguma cláusula abusiva ou prática que não é comum no mercado.

Registre o imóvel após a compra

Mesmo após a compra, os cuidados para não cair em golpes imobiliários continua. Sua primeira atitude assim que concluir a transação é registrar o imóvel no cartório competente, transferindo publicamente a propriedade para você.

Conforme a lei, o novo proprietário é aquele que registra primeiro o contrato de compra e venda na matrícula do imóvel. Isso evita que o vendedor negocie o bem com mais de uma pessoa, causando prejuízos para todas as partes.

Fique atento, pois existe uma taxa de cartório para realizar o registro de imóvel. Apesar de ser um custo um pouco elevado, essa atitude evita gastos maiores no futuro, como uma pendência judicial relacionada a uma negociação realizada com mais de uma pessoa.

A nossa dica mais importante sobre como evitar golpes imobiliários é procurar uma imobiliária competente e com experiência no mercado, como a Confiart Imóveis. Oferecemos toda a segurança para o comprador e o vendedor e todo o procedimento de negociação e transferência é feito de forma transparente.