Como preparar seu imóvel para venda em 10 passos simples
Com as inspeções de propriedades sendo a primeira oportunidade para os potenciais compradores darem uma boa olhada em seu imóvel, você vai querer aproveitar todas as oportunidades para aumentar suas chances de uma venda rápida e lucrativa. Siga estas 10 dicas para mostrar seu imóvel no seu melhor:
1. Arrume o exterior. Crie uma ótima primeira impressão visual para potenciais compradores, certificando-se de que a casa e o jardim estejam limpos e arrumados.
2. Pequenos reparos completos. Telhas lascadas, tinta descascando, torneiras pingando, manchas de carpete devem ser todas consertadas antes de uma casa ser aberta para venda.
3. Limpar a bagunça. Remova qualquer indicação de reparo ou construção, ou qualquer sinal de animais de estimação dentro da casa.
4. Limpe e desmonte. Lave as janelas, arrume todos os armários, corte a grama e esvazie as caixas. Remova a desordem de todos os quartos e organize móveis para fazer os quartos parecerem espaçosos.
5. Faça os visitantes sentirem o cheiro fresco de velas perfumadas ou use plug-ins perfumados para deixar o ambiente agradável.
6. Traga luz. Certifique-se de que há muita luz natural em toda a casa. Puxe as cortinas, levante as persianas e deixe o sol brilhar.
7. Obtenha a temperatura certa. Se estiver frio lá fora, crie um ambiente acolhedor com aquecimento no interior. Se estiver quente, abra portas e janelas para criar fluxo de ar.
8. Adicione vida. Mostre que sua casa é amada e cuidada, adicionando vasos de flores frescas e tigelas de frutas.
9. Proteja seus objetos de valor. Remova itens valiosos ou coloque-os em um local seguro que esteja fora de vista óbvia e mantenha dinheiro, identificação e cartões de crédito em sua pessoa.
10. Permita acesso total. Certifique-se de que o agente tenha chaves para todas as áreas bloqueadas adicionais que possam precisar ser inspecionadas, como galpões de jardim, garagem etc.
Para vender sua casa, você deve tratá-la como um produto e exibir a propriedade da melhor maneira possível durante uma inspeção. Com um pouco de reflexão e esforço, você pode melhorar as chances de que os compradores em potencial desejem fazer uma visita de acompanhamento e, talvez, assinar esse importante contrato de venda.

“Mercado imobiliário é o mercado do setor imobiliário que negocia com terreno, bem como qualquer coisa construída neste dado terreno (como prédios, por exemplo).
Atuantes no mercado são, entre outros, as imobiliárias, que agem na intermediação de venda ou locação de imóveis, tais como, casas e apartamentos, salas e escritórios, bem como proceder a administração de imóveis locados, bancos que concedem créditos hipotecários e créditos de risco (subprime), advogados especializados em direito imobiliário, órgãos públicos envolvidos no registro de imóveis e na manutenção do cadastro e notários que formalizam juridicamente a vontade das partes envolvidas numa compra/venda de imóvel. Quem expressa a demanda do mercado imobiliário são os compradores de imóveis, também atuantes do mercado.”
A queda do mercado imobiliária (especialmente a queda nos preços de imóveis) foi uma das razões da crise do subprime, uma crise financeira desencadeada em 2008.[1]
“Uma operação imobiliária ou “transação imobiliária” é a venda ou aluguel de um imóvel. No Brasil, de acordo com o Decreto nº. 81.871, de 29-06-1978, são funções que competem a um corretor de imóveis. Pois somente este (como conhecedor do mercado), pode avaliar com exatidão o imóvel evitando assim a chamada especulação imobiliária, onde geralmente gera valores fora da realidade do mercado.[1]
”