Respeite seu estilo de vida, suas pretensões e principalmente suas finanças.

Sair da casa dos pais é sempre um momento de libertação e desafios. É preciso estar preparado para entender como é a vida de adulto e assumir todas as responsabilidades. A primeira escolha importante é onde morar e, por isso, preparamos cinco dicas que te ajudarão a viver esse momento.

 

1- Estilo de vida

Considere sua rotina e seus hábitos. Na hora de escolher entre uma casa ou apartamento, busque entender como é a dinâmica desses imóveis. Fazer festa com os amigos, ter animais de estimação e pouco espaço podem ser um problema na hora de escolher um apartamento. Agora, se você não precisa de muito espaço e quer sempre ter alguém para receber as suas correspondências, um apê te proporcionará essas vantagens.

 

2- Potencial financeiro

Estude suas possibilidades financeiras antes de escolher. Alugar um imóvel é a garantia de não ter muitas surpresas na hora de pagar o boleto no fim do mês. Todos os gastos como valor do aluguel, condomínio, taxas e impostos estarão determinados em contrato.

 

3- Tranquilidade

Consertos estruturais são de responsabilidade do proprietário do imóvel. Você não arcará com possíveis defeitos na rede elétrica, instalações hidráulica e esgoto. Questões relacionadas ao custo de melhorias em equipamentos de uso comum do condomínio também devem ser pagos pelo dono do imóvel. Fique atento ao contrato de locação.

 

4- Praticidade

Escolher um imóvel que você não passará toda sua vida pode parecer mais fácil. A opção de mudar de casa ao fim do contrato diminui o peso de ter algo por um longo período. Para quem tem um perfil mais aventureiro essa modalidade é ideal.

 

5- Investimento

Alugar um imóvel te permite controlar melhor as finanças. Não ter dívidas longas ajuda na hora de procurar outros investimentos e até mesmo realizar outros objetivos.