A compra de um imóvel próprio é uma das decisões mais importantes que alguém toma na sua vida. Os imóveis usados são uma boa opção para quem quer se mudar logo e ainda possuem um preço menor de mercado em relação à um imóvel novo.
Porém, antes de comprar é preciso observar alguns pontos para evitar que a realização do sonho da casa própria se transforme em um pesadelo no futuro. Por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar na escolha de sua casa ou apartamento usado.
1- Localização
O primeiro ponto que deve ser analisado antes de comprar qualquer imóvel é a localização. Verifique se ela atende às necessidades de sua família e se existem mercados, escolas, farmácias, serviços públicos e facilidade de transporte na região.Você também deve circular pelas redondezas em diferentes horas do dia para conhecer um pouco mais do bairro.
Outra dica é entrar em contato com os futuros vizinhos para conhecê-los um pouco melhor. Quanto mais informações sobre a região você souber antes de fechar negócio, melhor.
2- Estrutura
Avalie se existem rachaduras e infiltrações no prédio. Para isso você deve visitar o local durante o dia, com bastante luminosidade. Isso facilita a reconhecer possíveis imperfeições. Fique de olho em manchas escuras nas paredes – o que pode significar infiltrações.
Também é importante observar a parte hidráulica e elétrica do prédio, ficando de olho em tomadas, disjuntores, torneiras, chuveiros, válvulas, entre outros. Caso seja necessário, peça para um profissional fazer a avaliação do imóvel antes de comprá-lo.
3- Avalie o condomínio
Se você está em busca de um apartamento é importante que você avalie as condições de todo o prédio e do condomínio antes de comprá-lo. Verifique quais são as áreas comuns, qual o estado de manutenção destes espaços e qual a taxa de condomínio. Outra dica é buscar informações sobre a saúde financeira do condomínio. Isso pode evitar surpresas futuras de taxas extras, entre outras.
4- Calcule os gastos
Faça os cálculos de quanto pretende gastar com a compra e separe recursos para possíveis reformas com base nas vistorias que você realizou anteriormente.Também é preciso considerar gastos com mudança, móveis novos e com a nova decoração do espaço.
Além disso, lembre-se dos impostos como o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) – geralmente 2% do valor total do imóvel.
5- Conte com especialistas
Na hora de adquirir um imóvel usado, é importante contar com o apoio de quem tem experiência para te trazer segurança e evitar qualquer tipo de problema. Os profissionais da Confiart Imóveis podem tirar todas as suas dúvidas e te ajudar com a escolha da sua nova moradia.
Que tal nos visitar e tomar um café conosco?