Comprar imóveis na planta é uma das formas mais vantajosas de adquirir um imóvel. Além do preço mais acessível, as formas de pagamento são flexíveis, as plantas podem ser personalizadas e a valorização é garantida.
Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm receio em fazer essa aquisição. Isso se deve ao fato de algumas construtoras estourarem o prazo de entrega das chaves e de o comprador gastar dinheiro em algo que ainda não é concreto.
Os receios são válidos, mas os problemas não são a regra. Existem muitas empresas de confiança que fazem um ótimo trabalho e ainda garantem uma negociação bem-sucedida na hora de comprar imóveis na planta.
Se você se interesse pelo assunto e quer saber mais sobre isso, fique com a gente. Preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa esclarecer antes de assinar o contrato do seu imóvel na planta. Confira!
Quais os maiores riscos de comprar um imóvel na planta?
Quando negociamos com empresas sem comprometimento com o consumidor, muitos riscos existem. Nos casos de imóveis na planta isso é muito mais evidente. Em geral, os compradores têm diversas desconfianças. Confira abaixo as principais.
Atraso na obra
Muitas construtoras extrapolam o prazo de entrega das chaves. Isso faz com que o comprador se frustre e ainda tenha que adiar seus planos de mudança. Tal “fama” faz com que as pessoas tenham receio de negociar esses imóveis, mas esse medo pode fazer perder oportunidades bastante rentáveis. Existem várias empresas que respeitam o prazo e a expectativa do cliente.
Qualidade abaixo do esperado
Como a compra do imóvel na planta não permite que o comprador visite sua unidade antes de fechar negócio, existe o medo de que o acabamento não seja como esperado ou prometido. Isso acarreta prejuízos no pós compra e decepção na hora de entrar no imóvel novo. O ideal é assinar contrato com uma empresa conhecida por entregar imóveis com materiais de primeira qualidade e alta durabilidade.
Despesas extras excessivas
Quando você opta por um imóvel na planta e ainda vive de aluguel, precisa arcar com os dois pagamentos mensalmente. Isso pode causar medo no comprador, que teme não conseguir dar conta das duas despesas. Além disso, para que o imóvel fique com a sua cara, será necessário desembolsar um valor além do preço dele. Isso vale para acabamento diferenciado, armários, móveis e artigos de decoração.
Acabamento diferente da prometida
Outro receio bastante comum em quem pensa em comprar imóvel na planta é de que a construção não seja como constava na maquete ou no apartamento de demonstração. Construtoras que agem com má-fé podem aumentar as qualidades de uma unidade para atrair compradores, mas se esquivam nos questionamentos durante a entrega. O ideal é ser detalhista na hora de olhar a maquete ou visitar o apartamento decorado, tirando todas as dúvidas.
Como evitar problemas ao comprar imóveis na planta?
É fácil evitar esses problemas comuns dos imóveis na planta. O problema é que muitos compradores acabam negligenciando as etapas de consulta à reputação das empresas e de tirar as dúvidas. Claro que a compra de uma casa ou apartamento é um momento muito empolgante, mas deve ser decidida de forma racional para evitar arrependimentos. Confira algumas dicas abaixo.
Conte com uma imobiliária de confiança
Antes de assinar o contrato de compra de imóvel na planta, é essencial contar com o suporte de uma imobiliária de trajetória sólida no mercado. Empresas especializadas e que não acumulam reclamações mantêm parceria com construtoras idôneas e comprometidas com as promessas do contrato e as datas das obras.
Pesquise a respeito das empresas
Para garantir uma negociação tranquila, não deixe de fazer uma pesquisa a respeito das empresas envolvidas na construção do imóvel. Pergunte a investidores do setor ou faça uma busca pela internet para avaliar a satisfação de quem já foi cliente. Assim, você saberá onde está pisando e pode negociar sem medo. Outra dica é visitar sites de reclamação, que concentram todas as queixas de consumidores em um único local. Se a empresa for responsável, terá clientes satisfeitos.
Fique atento aos prazos anteriores
Para ter a certeza de que não vai ficar esperando a chave do seu imóvel por muito tempo, faça uma pesquisa a respeito da entrega dos empreendimentos anteriores da construtora. Verifique se houve muito atraso ou se os empreendimentos costumam ser entregues na data correta. Se sim, as chances de a construtora atrasar a entrega do seu imóvel são pequenas.
Verifique se a empresa faz simulação de correção
Não deixe de verificar se a imobiliária que está vendendo o imóvel na planta é clara e transparente a respeito dos pagamentos de correção. As organizações sérias são objetivas e mostram exatamente como ficarão as parcelas e o que deverá ser pago na entrega do imóvel. Essa é uma forma de garantir que não estão atraindo só compradores para custear a obra, mas para oferecer uma boa experiência de compra.
Se você busca um imóvel na planta e não quer ter surpresas desagradáveis, é essencial fazer uma pesquisa a respeito dos empreendimentos da imobiliária e da construtora envolvida na obra.
A internet é um campo rico de informações. Veja se a empresa tem muitas reclamações nos sites de proteção ao consumidor, se há muita queixa na entrega dos imóveis e se os prazos são respeitados. Esta é a única forma de você garantir uma transação imobiliária bem-sucedida e de acordo com o que você sempre sonhou.
A Confiart Imóveis é uma imobiliária que tem uma trajetória limpa e transparente no Rio de Janeiro. Além disso, nossos profissionais são especializados e podem oferecer todo o suporte na hora da compra, esclarecendo dúvidas e estando à disposição sempre que necessário.
Está procurando comprar imóveis na planta e não quer correr riscos? Então, não deixe de entrar em contato conosco da Confiart Imóveis. Veja as soluções que temos para você e faça uma compra tranquila, segura e sem arrependimentos.