4 maneiras de permanecer sem emoção ao alugar seu imóvel [2019]
Pode ser difícil evitar emoções quando você está alugando um imóvel que anteriormente era sua casa. É completamente compreensível desconfiar de ter estranhos no imóvel que você possui.
Ser um bom proprietário é fundamental para manter um relacionamento saudável com sua imobiliária e o inquilino. Parte disso é saber como manter suas emoções no mínimo.
Apesar disso, há coisas que você pode fazer para garantir que a transição da casa da família para o imóvel alugado seja um pouco mais tranquilo e sem estresse.
1) Utilize um agente imobiliário profissional
Primeiramente, coloque uma distância profissional entre você e os inquilinos, contratando um agente imobiliário experiente. Essa pessoa salva a vida quando se trata de lidar com conversas difíceis e potencialmente emocionais entre o locatário e você.
Eles serão capazes de aconselhar sobre a legislação, ajudá-lo a inspecionar sua propriedade e podem tranquilizar-se, colocando processos em prática para garantir que a locação ocorra sem problemas.
Informe o seu agente como você está se sentindo sobre a situação com antecedência e quanto deseja se envolver no processo. Ser dispensado pode permitir que você se afaste emocionalmente da propriedade também.

2) Considere os possíveis resultados com antecedência
Antes mesmo de alugar seu imóvel, prepare-se para os piores cenários. Embora seja improvável que você tenha um inquilino que atrapalha sua casa ou se recusa a pagar aluguel, você deve estar preparado para qualquer possibilidade.
Depois de se acostumar com a ideia, quando surgirem problemas menores, você estará pronto para encontrá-los. Ao considerar as chances de algo dar errado, fale com seu agente imobiliário sobre como esses cenários são comuns para tranquilizar sua mente.
Quando você considera os piores cenários, eles podem fazer você se sentir um pouco chateado – mas lembre-se de que tudo é corrigível. Lembre-se de por que você está alugando sua propriedade, possivelmente para se mudar para outro lugar para utilizá-la como investimento.
3) Seguro do proprietário
Uma das maneiras mais cruciais de eliminar o estresse do processo e permitir que você deixe suas emoções à porta é simplesmente um seguro. Ter o seguro do proprietário no topo do seu prédio e o conteúdo seguro permite que você saiba que está coberto, independentemente do que possa acontecer.
Mesmo que um inquilino danifique a propriedade, o seguro do proprietário pode cobrir o problema e devolvê-lo ao estado em que a casa estava antes. O seguro do proprietário normalmente cobre sua responsabilidade, danos maliciosos, acidentais e deliberados, morte de um inquilino, inquilinos que abandonam a propriedade ou não pagam aluguel, inundações, tempestades e danos de animais de estimação, entre outras coisas. Leia atentamente sua apólice de seguro para saber o que está coberto.
Você também pode considerar outros seguros para acalmar sua mente, como proteção de renda, seguro de vida e seguro de saúde, os quais ajudarão a cobrir a hipoteca caso algo aconteça com sua própria situação.
4) Enfrente qualquer coisa pessoal antecipadamente
Você provavelmente está alugando sua propriedade sem mobília, sem seus itens pessoais em casa. Isso pode fazer com que pareça propriedade de outra pessoa – afinal, em breve será preenchida com seus móveis e posses.
No entanto, pode haver certas coisas que você ainda gosta – como uma planta no jardim ou maçanetas sofisticadas. Essas coisas podem ser removidas ou substituídas e levadas com você, ou você pode fazer uma menção especial a elas no relatório de condições. Se o jardim é especialmente importante para você, considere pedir um jardineiro uma vez por mês para manter tudo sob controle. Muitas vezes, os túmulos de animais de estimação também estão no jardim. O gerente da propriedade deve ser instruído a verificar esses itens específicos ao realizar inspeções de rotina.
Se houver algo incomodando você em particular, não deixe que apodreça. Converse com o seu agente imobiliário antes de ter um inquilino em casa para ver o que você pode organizar.