Posso usar o FGTS para reformar um imóvel? [2019]
Infelizmente, não dá para usar o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no pagamento de uma reforma. Mas existem duas linhas de crédito só para isso. Que tal conhecer estas opções?
Como usar o FGTS para reforma
Se você decidiu reformar a sua casa ou o apartamento, saiba que não pode usar o saldo do FGTS para pagar essa despesa. Esse dinheiro é seu, mas só pode ser resgatado quando você vai comprar um imóvel ou quitar um consórcio imobiliário. No caso de reformas, a Caixa Econômica Federal não libera o saque desse fundo, mesmo que você tenha no mínimo três anos de depósito no FGTS.
Quem precisa de grana para uma reforma pode pesquisar alguns empréstimos, como o consignado ou o refinanciamento. Além disso, o governo possui dois empréstimos específicos para bancar os custos da reforma ou construção da sua casa. Confira mais abaixo.
Dois tipos de empréstimo para reformar ou construir
Fimac FGTS – empréstimo para quem tem FGTS
Este empréstimo do governo é exclusivo para quem recebe (ou recebeu) o pagamento do Fundo de Garantia por no mínimo três anos. O valor máximo financiado nessa linha é R$ 20 mil, sendo que o imóvel deve custar até R$ 500 mil. O prazo para quitar a dívida costuma ser de até 10 anos e você não tem acesso ao dinheiro do FGTS, pois ele será usado somente como referência para o banco ceder o crédito. Saiba mais sobre o Fimac FGTS.

Construcard da Caixa – empréstimo para comprar material de construção para a reforma
Outra opção para financiar a reforma ou a construção da sua casa é o Construcard. O Construcard é um cartão da Caixa que permite financiar a compra de material de construção da reforma ou construção da sua casa. Nesse caso, qualquer um pode pedir o financiamento para a Caixa, tendo ou não o FGTS. O valor máximo do empréstimo depende da sua renda e o prazo para quitar a dívida é de até 238 meses. Entenda o Construcard e decida se vale a pena pegar esse crédito.
Outras opções de crédito para reformas e construções
Além da Caixa Econômica Federal, outros bancos privados e públicos oferecem créditos e financiamentos para reformar, construir ou decorar a casa. Procure o gerente ou acesse o site do seu banco e saiba mais sobre essa opção!
Veja também
Existem outras situações em que é possível sacar o FGTS – nenhuma delas para reforma. Confira as diferentes situações na qual é possível sacar o FGTS.
“Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo criado com o objetivo de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. Mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, no início de cada mês e em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário bruto de cada funcionário, já para os contratos de trabalho firmados nos termos da lei nº 11.180/05 (Contrato de Aprendizagem), o percentual é reduzido para 2%, e por fim, no caso de trabalhador doméstico, o recolhimento é correspondente a 11,2 %, sendo 8% a título de depósito mensal e 3,2% a título de antecipação do recolhimento rescisório.[1]”.