Não é um mistério que ter o próprio imóvel é um sonho para muitos ou quase todos os brasileiros. Para algumas pessoas, esse é um sonho que nasce cedo e é preciso muito planejamento para se tornar realidade. Se você pensa em ter a sua casa própria antes dos 30, contando apenas com o seu rendimento financeiro, vamos te ajudar com o planejamento para a realização desse desejo.

A compra de uma casa não é uma tarefa simples. É muito comum escutarmos a frase “não sobra nada para poupar”, e essa é uma realidade que vivemos. Por isso, o texto de hoje vai trazer alguns princípios para quem quer seguir um planejamento e comprar um imóvel, mas deve-se lembrar que cada caso é particular e todas as recomendações devem ser adaptadas à sua realidade!

 

Comece do princípio: economias mensais 

Não há outra maneira de realizar sonhos. A partir do momento em que você passa a receber um salário, é muito importante poupar uma parte dele. De acordo com os seus gastos (essenciais), defina um valor a ser guardado. Por exemplo, comece com 10% em um mês e vá aumentando esta porcentagem até chegar a uns 30%, quem sabe?

Para economizar, você precisa controlar os seus gastos

Uma dica essencial para controlar gasto: entenda a sua vida financeira. Crie uma uma planilha e faça um planejamento de tudo o que você pretende gastar. Quando você faz um planejamento financeiro, é muito importante conhecer todas as suas receitas e as suas despesas. Receita é tudo aquilo que você recebe, seja fixa ou variável. Despesa é tudo aquilo que você gasta, seja com aluguel, transporte, lazer ou até mesmo aquela bala no semáforo. Se você está juntando dinheiro, é muito importante entender como você se comporta em relação ao dinheiro, e é com muita determinação (e uma boa planilha preenchida) que você vai entender o seu comportamento e como aprimorá-lo.

Sabe aquele fast-food ou pizza de todo final de semana? Que tal diminuir a frequência e tentar preparar algo em casa? Quando você coloca todas as suas despesas no papel, você percebe que esses gastos pesam muito no final do mês. Por exemplo, se você gasta 80 reais por semana em restaurantes ou bares, você gasta 320 por mês. Em um ano isso significa 4 mil reais. No final, esse valor pode fazer muita diferença.

 

Querer não é poder: o imóvel que você está olhando é o que cabe no seu bolso?

Provavelmente, o imóvel antes dos 30 anos não vai ser o imóvel dos seus sonhos. Se você não tem o dinheiro total para comprar um imóvel à vista, entenda quanto você pode pagar pelo imóvel financiado – o valor total e as parcelas. Tente guardar o máximo que conseguir para dar uma boa entrada e lembre-se que a prestação  mensal não deve ultrapassar 25% da renda familiar. Por isso, é muito importante entender a sua realidade financeira e pesquisar imóveis que serão a solução, não o problema.

Atente-se às taxas e sempre tenha uma reserva

Na hora de comprar um imóvel, lembre-se de pesquisar sobre as taxas referentes à documentação, às chaves ou qualquer outro imprevisto que possa aparecer. As transações para a compra de um imóvel não são baratas, mas você pode se planejar com antecedência para não ter nenhuma surpresa.

Com essas sugestões, você já pode começar a se planejar ou entender se está no caminho certo! Comente aqui embaixo se você tem outras dúvidas.

E sempre que for procurar um imóvel, lembre-se que a Confiart Imóveis pode te ajudar a tornar esse sonho realidade. Se você busca um imóvel perfeito para você, antes ou depois dos 30, a nossa equipe está pronta para te ajudar.

Até a próxima,